Ainda está nos cinemas o filme O último exorcismo. Ele é um filme interessante por conta de alguns fatos: o primeiro é que ele é filmado ao estilo de Atividade paranormal, REC, etc. Segundo porque ele aborda o exorcismo de uma maneira diferente da que já foi vista no cinema.
Ao ler esse título, impreterivelmente nos vem à cabeça dois outros nomes: O exorcista, e O exorcismo de Emily Rose. No final do filme, eu lembrei também de O bebê de Rosemary, mas aí eu não vou dizer porque, para não ser spoiler.
Interessante que os três filmes apresentam uma escadinha na forma como é tratado o exorcismo. No O exorcista, apresenta-se uma menina possuída pelo Demônio propriamente dito. No O exorcismo de Emily Rose começa-se a ter uma discussão entre ciência e religião acerca dos motivos psicológicos (ou psiquiátricos) que levariam a pessoa a um possível estado de possessão. No filme mais atual, o ritual de exorcismo é tratado (de forma cômica, até) como um teatrinho interpretado pelo Reverendo Cotton, que ele usa para ganhar dinheiro.
O filme traz à tona a velha discussão entre ciência e religião, mas eu não vou entrar nessa seara. Vamos discutir o filme. Eu não posso falar muito do final, mas ele me desapontou. O filme dá uma reviravolta que surpreende todos que vão assistí-lo pensando em se tratar de um exorcismo.
Vale lembrar que o Reverendo afirma no filme que não acredita em demônios, e também não acredita naquilo que prega. Ele não deve ser o único, não é verdade? Então, como pode um padre que não acredita no que fala, fazer alguma coisa? Não pode. O filme mostra que o Reverendo usa artifícios pra ludibriar seus “clientes” e poder ganhar dinheiro.Para concluir o comentário sobre O último exorcismo, eu achei o filme bom, apesar de não fazer jus ao nome. O final é decepcionante. Se quiser assistir, assista, mas vá ao cinema desarmado, e não espere muita coisa não.
Voltando aos outros filmes, o que melhor mostra o processo de um exorcismo é O exorcista. Ele revela o drama de uma mãe que vê sua filha mudar de comportamento gradativamente e sem aparente motivo. No decorrer da obra, Chris McNeil tenta de tudo para achar a razão do comportamento da sua filha.
Regan é levada a diversos psicólogos e eles diagnosticam diversos tipo de distúrbios, medicando a garota. Porém, ao ver que os medicamentos não fazem mais efeito e desesperada, a mãe busca um padre para realizar um exorcismo. Nesse filme já surge o processo de investigação psicológica da vítima (no caso de Regan, investiga-se uma possível auto-sugestão ao ler um livro que falava de demônios (esse detalhe é exposto no livro que originou o filme)). Detalhe para as imagens que já foram consideradas subliminares do Demônio.
Já O exorcismo de Emily Rose é baseado no caso de Annaliese Michel (link: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=41419.0) e é basicamente o julgamento de um padre cuja vítima morre durante a sessão do exorcismo. A vítima era Emily Rose. O filme é meio monótono, com leves picos nos momentos dos flashbacks das cenas com Emily.

É isso, o exorcismo, o Demônio são temas que têm muito ainda a ser explorado, inclusive com a polêmica acerca dos exorcismos serem legalizados. Isso vai muito da crença de cada um. O filme mais atual mostra em uma cena, um artigo de jornal que diz que o Vaticano abriu um curso de exorcistas. Curioso, fui olhar no site do Vaticano e encontrei somente isso: ” When the Church asks publicly and authoritatively in the name of Jesus Christ that a person or object be protected against the power of the Evil One and withdrawn from his dominion, it is called exorcism. Jesus performed exorcisms and from him the Church has received the power and office of exorcizing.178 In a simple form, exorcism is performed at the celebration of Baptism. The solemn exorcism, called "a major exorcism," can be performed only by a priest and with the permission of the bishop. The priest must proceed with prudence, strictly observing the rules established by the Church. Exorcism is directed at the expulsion of demons or to the liberation from demonic possession through the spiritual authority which Jesus entrusted to his Church. Illness, especially psychological illness, is a very different matter; treating this is the concern of medical science. Therefore, before an exorcism is performed, it is important to ascertain that one is dealing with the presence of the Evil One, and not an illness.179" [Quando a Igreja pede publicamente e autoritariamente em nome de Jesus Cristo que uma pessoa ou um objeto seja protegido contra o poder do Mal e retirado do seu domínio, é chamado exorcismo. Jesus realizou exorcismos e dele a Igreja recebeu o poder e o ofício de exorcizar. De uma forma simples, o exorcismo é realizado na celebração do Batismo. O exorcismo solene, chamado “maior exorcismo”, pode ser realizado somente por um padre e com permissão do bispo. O padre deve proceder com prudência, observando estritamente as regras estabelecidas pela igreja. Exorcismo é deirecionado à expulsão de demônios ou à liberação de possessão demoníaca através da autoridade espiritual que Jesus confiou à sua Igreja. Doenças, especialmente, doenças psicológicas, é uma situação muito diferente; trata-lá é de responsabilidade da ciência médica. Portanto, antes de um exorcismo ser realizado, é importante confirmar que se está lidando co ma presença do Mal, e não de uma doença.] (http://www.vatican.va/archive/ccc_css/archive/catechism/p2s2c4a1.htm#1673).
Vídeo promocional lançado pela equipe de O último exorcismo