quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A hora do pesadelo (remake)

"1,2. Freddy's Coming for You!
3,4, Better Lock Your Door!
5,6. Grab Your Crucifix!
7,8. Better Stay Up Late!
9,10. Never.Sleep Again! "

Há 26 anos atrás nasceu aquele que se tornaria um dos ícones clássicos do terror. Estou falando de Fred Krueger, ou Freddy para os mais íntimos. A nightmare on Elm street foi, e ainda é um filme que marcou uma geração devido às suas continuações que fizeram o pesadelo perdurar por mais sete anos. 
O fato mais marcante de Freddy, na minha opinião, é o fato de não poder escapar dele. A figura do homem queimado surge no momento mais vulnerável de qualquer ser humano: o sono. Durante esse período, nosso corpo se desliga e perdemos a noção de qualquer coisa que acontece ao nosso redor. Mas o homem de suéter consegue manipular o mundo que, em tese, é particular para fazer com que suas vítimas tenham o pior pesadelo de suas vidas.
Em 2010, deciciu-se fazer um remake do primeiro filme. Ainda não assisti o primeiro, mas vou ficar devendo uma comparação. A princípio, os diálogos são MUITO clichê. As cenas dos pesadelos (com exceção da última) são rápidas, o que faz com que o clima de terror perca qualidade. O Freddy é tão chato que se eu fosse uma das suas vítimas, imploraria pra que ele cortasse minha barriga.
Freddy era o zelador de uma antiga pré-escola que foi acusado de abusar das criancinhas no seu trabalho. Após descobrirem o terrível segredo, os pais decidem matar o zelador (ao invés de denunciá-lo à polícia). Anos depois, ele volta para castigar suas vítimas por ter contado seu segredinho, alimentado pelas memórias que aos poucos vão surgindo.

Depois de assistir a somente uma cena do filme de 1984 (a morte de Tina) minhas impressões só foram corroboradas. O Krueger original, interpretado por Robert Englund coloca o de Jackie Earle Haley no chão. O primeiro parece até ter um ar cômico que me divertiu bastante. Isso sem falar nos detalhes e na cena dita acima muito mais bem aproveitada.

Em resumo, em matérias de remake, os EUA não estão se dando muito bem. Esse é só mais um filme que não deve jamais ser trocado pelo original.

P.S: Vale dizer que até o barulhinho das garras arranhado no metal é melhor no original.